Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

FAQs – Perguntas e Respostas Frequentes

Consentimento do usuário

Nenhuma empresa pode tratar os dados pessoais de alguém sem antes solicitar permissão para isso — destacando para qual finalidade as informações vão se aproveitadas. Além disso, a lei afirma que a pessoa pode solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.  As empresas também precisam informar como será realizada a coleta dos dados, por quanto tempo eles serão armazenados e, se for o caso, com quem eles vão ser compartilhados.

Exclusão de informações 

O texto determina que os cidadãos possuem direito de solicitar a  :

“exclusão definitiva dos dados pessoais que tiver fornecido a determinada aplicação de internet, a seu requerimento, ao término da relação entre as partes, ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas nesta Lei e na que dispõe sobre a proteção de dados pessoais”.

Proteção de dados online e offline

Apesar de a lei ser mais associada e comentada no aspecto virtual, as normas também valem para a produção e o armazenamento de dados offline. A questão é que nos últimos anos, com o avanço da internet, é muito mais comum que os vazamentos de dados aconteçam na web.

Criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

A LGPD também designa as funções e características Autoridade Nacional de Proteção de Dados. O conselho irá propor estudos e ações para melhorar a proteção de dados no país, bem como disseminar conhecimentos sobre o assunto a população.

A alteração de MEI para ME é um processo bastante parecido com aquele pelo qual você passou ao abrir seu cadastro de microempreendedor individual. No site da Receita Federal, basta acessar a área do Simples Nacional. Ao navegar pelo SIMEI de Serviços, vá até a opção de Comunicação de Desenquadramento.

Seu certificado digital ou um código de acesso será solicitado para autenticação. Caso não tenha, você gera a partir de seu CPF, CNPJ ou Título de Eleitor. Se você declarou imposto de renda, os números dos dois últimos anos do protocolo de entrega será solicitado.

Ao entrar no sistema, basta comunicar sua decisão de deixar de ser MEI informando o motivo de desenquadramento e a data. Pronto! Agora, é só aguardar a alteração. Apesar de ser um processo relativamente simples, recomendamos o apoio de um contador.

Separamos algumas dicas que irão gerar economia e ajudar a alavancar a sua imagem no mercado editorial, acompanhe:

  • Insira entre os colaboradores uma imagem de economia: Comece pelo consumo interno de copos descartáveis, energia, água, impressão, por exemplo, use como fator motivador a sustentabilidade.
  • Use a tecnologia a favor de sua editora: Essa medida ajudará você a poupar tempo, dinheiro e, ainda, ajudará você a melhorar a sua imagem com a clientela – inovação aliada a qualidade é um grande atrativo para clientes.
  • Reveja o preço e as condições do seu fornecedor: Entenda se realmente ele está entregando o melhor para o seu empreendimento.
  • Capacite os colaboradoresIsso irá deixá-los motivados, o que ajuda a aumentar a produtividade.

A contabilidade gerencial, também chamada de contabilidade de gestão, é um conjunto de técnicas e procedimentos que buscam por entender a situação financeira da empresa, a fim de proporcionar maior embasamento para que as suas tomadas de decisões sejam precisas.

Para isso, assim como a contabilidade financeira, são feitos relatórios das suas movimentações e transações, com o objetivo de se obterem análises concisas dos dados da sua empresa.

Todo esse processo é passado ao empreendedor de maneira completa e abrangente, assim, possíveis erros, ocasionados por decisões precipitadas, podem ser evitados de maneira efetiva e sem causar maiores prejuízos à empresa.

direito ao 13º salário foi um dos pontos que não mudou com a avalanche de novidades trazida pela reforma trabalhista. Todos os trabalhadores registrados na modalidade de carteira assinada continuam recebendo o benefício.

Uma vez que você tenha definido os seus sócios, esteja com o seu plano de negócios muito bem estruturado e avalie-se apto a adentrar para o mercado, chega a hora de estruturar o seu contrato social.

Para isso, como um documento legal, são necessárias, primeiramente, as informações dos envolvidos no contrato, sendo elas:

  • Informações dos sócios;
  • Informações da empresa.

Inscreva-se na
nossa newsletter

Basta se cadastrar em nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.

Inscreva-se na
nossa newsletter

Basta se cadastrar em nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que preparamos para sua educação corporativa.