contabilidade para advogados
Simples Nacional ou Lucro Presumido para advogados – Qual é o melhor?
O Simples Nacional e o Lucro Presumido para advogados parecem boas opções para você? Descubra qual a melhor, hoje.
Ter o melhor regime tributário na advocacia permite que você tenha melhores condições de lucrar, e de ser bem-sucedido nos negócios como advogado!
Por isso, nós, da Duoexo Contabilidade, decidimos falar hoje sobre Simples Nacional ou Lucro Presumido para advogados – qual é o melhor dentre eles?
Índice
Simples Nacional para Advogados
O simples nacional para advogados é uma modalidade de regime, que permite facilitar e simplificar a vida de pequenos negócios ou microempresas.
Nesse tipo de regime existem alguns benefícios tributários e não tributários. Desde 2006, de acordo com a Lei Geral da Microempresa, LC 123/2006, este regime vem para fomentar as atividades econômicas dos empresários, nesse caso, podendo ser bastante útil ao advogado.
Justamente por unificar os impostos federais, estaduais e municipais – no DAS (Documento de Arrecadação do Simples) – ele tem uma redução na carga tributária, a partir do PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, CPP, ISS, ICMS, IPI… Podendo ser de grande ajuda aos advogados.
A alíquota do Simples Nacional para advogados
Bom, a alíquota desse tipo de regime varia de acordo com o faturamento do advogado, iniciando em 4,5% e podendo chegar até 33%, a depender de cada caso. De modo que seja necessário separar as faixas até as receitas brutas durante o ano – que não devem ultrapassar R$ 4,8 milhões.
De acordo com a Lei Complementar de número 155, do ano de 2016, isso significa que a tributação do Simples é progressiva. Ou seja, diminui a carga tributária para aquelas empresas que estão iniciando – justamente para que o período de adaptação no mercado seja mais fácil. Isso quer dizer que, de acordo com o aumento do faturamento, é que a tributação poderá aumentar – dando, assim, mais fôlego ao advogado.
Vantagens do Simples Nacional para advogados
Vamos conferir algumas vantagens?
- Redução de custos trabalhistas sobre a folha de pagamento – INSS tem uma redução de 5,8%
- Redução do recolhimento do Imposto Federal e Municipal
- Redução da burocratização.
- Diminuição das obrigações acessórias.
- Facilidade do processo de contabilidade.
- Redução dos riscos com os cálculos errôneos, já que todos os impostos são feitos através da Receita Federal.
- Fator de desempate para empresas que concorrem para licitações do governo.
- Dentre outros.
Lucro Presumido para advogados
Este regime tributário pode ser adotado, desde que o advogado fature abaixo de R$ 78 milhões por ano!
Nesse caso, o valor do imposto será calculado de acordo com uma alíquota, de 32% sobre o faturamento presumido da empresa..
Ou seja, é feita uma aplicação devida dos percentuais de presunção, que precisam ser direcionados sobre o faturamento da empresa.
Alíquotas para o Lucro Presumido para advogados
- IRPJ 15% sobre o lucro obtido no trimestre.
- CSLL – 9%, sobre o lucro obtido no trimestre.
- PIS – 0,65% sobre o faturamento mensal.
- COFINS – 3% sobre o faturamento mensal.
- ISS – 2,5% a 5% depende de cada Prefeitura.
- INSS – 20% sobre a folha de pagamento.
- Entre outros, que somente a partir dos cálculos certos, o contador poderá processar os tributos.
Agora, que já colocamos as informações necessárias sobre ambos os tipos de regime, se você quer saber qual é o melhor, só poderemos afirmar que tudo vai depender do seu faturamento, é por isso que se faz preciso ter um contador para advogados, que seja experiente na atividade advocatícia, e que esteja atualizado com as normas, regras e brechas que podem ajudar a minimizar os custos tributários e empresariais.
E então, vamos bater um papo legal, Prezado advogado?