Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

Planejamento tributário para escritório de advocacia – como fazer?

Planejamento Tributario Como Fazer Para Escritorio De Advocacia - Contabilidade em Santa Catarina - SC |  Duoexo Contabilidade - Planejamento tributário para escritório de advocacia – como fazer?

Os tributos existem e fazem parte de toda e qualquer organização, seja ela comercial, prestadora de serviço ou então, entidade do terceiro setor, ou seja, para os escritórios de advocacia não é diferente.

Mas, afinal, o que é planejamento tributário?

O planejamento tributário pode ser entendido como a atividade cujo objetivo é reduzir assim, a carga tributária, utilizando de maneira otimizada todas as permissões, deduções, concessões, isenções, abatimentos e exclusões disponíveis nos termos da lei.

A carga tributária brasileira é, reconhecidamente, uma das mais altas do mundo e, portanto, encontrar meios de reduzi-la sem infringir a lei é essencial para o bom desempenho de um escritório de advocacia. Aliás, está é uma preocupação muito frequente na categoria, já que os advogados sabem mais do que qualquer outro que sonegação de impostos é um crime grave.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Santa Catarina - SC | Duoexo Contabilidade

Através do planejamento tributário para escritório de advocacia é possível pagar menos impostos, sem abrir mão da licitude da operação. Confira:

1. Planejamento tributário para escritório de advocacia

Através do planejamento tributário para escritório de advocacia, a empresa saberá, antes mesmo da abertura do negócio, o quanto deverá pagar em impostos, a depender de seu faturamento. 

A recomendação é que esta análise seja feita ainda durante o plano de negócios, a fim de facilitar a visualização do fluxo de caixa. No entanto, caso já haja empresa aberta, o planejamento tributário é recomendado e benéfico a qualquer tempo.

2. Escolha do regime de tributação

Para evitar problemas com a Receita Federal, é importante que, durante o planejamento tributário para escritório de advocacia, a empresa escolha corretamente entre o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Escolher a opção errada fará com que a empresa pague mais impostos do que é devido, o que a longo prazo acaba por inviabilizar a operação.

3. Repense a estrutura da organização

No meio dos advogados é muito comum os escritórios de associados. A estratégia de unir vários advogados para trabalhar em um único espaço, mediante a não-competição, é uma estratégia plausível para reduzir a carga tributária e maximizar os resultados.

4. Elimine os excessos

Fazer o planejamento tributário para escritório de advocacia exige um conhecimento aprofundado em contabilidade tributária. Muitos escritórios acabam pagando mais alíquotas do que o necessário, diluindo desnecessariamente seus resultados. O que pode passar despercebido por profissionais alheios a gestão tributária torna-se claro aos olhos dos mesmos.

Assim, procurar auxílio de profissionais de contabilidade é essencial para eliminar erros em pagamentos indevidos, reduzindo a carga tributária e otimizando o DRE, ou, Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Seja para identificar o regime de tributação mais adequado ou para identificar pagamentos indevidos, empresas de contabilidade são de grande ajuda aos escritórios de advocacia, trazendo economia e otimizando a gestão interna. 

O estabelecimento de uma relação de longo prazo também é benéfico, visto que a cada ano as condições de faturamento podem mudar, sendo necessário um novo planejamento tributário para escritório de advocacia.

Por fim, o planejamento tributário é essencial para preservar o capital da empresa, melhorando a lucratividade e a performance da organização a curto, médio e longo prazo.

Você quer ter um planejamento tributário efetivo? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

Compartilhe nas redes!

Summary
Planejamento tributário - Como fazer para escritório de advocacia ?
Article Name
Planejamento tributário - Como fazer para escritório de advocacia ?
Description
Os tributos existem e fazem parte de toda e qualquer organização, seja ela comercial, prestadora de serviço ou entidade do terceiro setor, ou seja, para os escritórios de advocacia não é diferente. Mas, afinal, o que é planejamento tributário? O planejamento tributário pode ser entendido como a atividade cujo objetivo é reduzir a carga tributária, utilizando de maneira otimizada todas as permissões, deduções, concessões, isenções, abatimentos e exclusões disponíveis nos termos da lei.
Author
Publisher Name
Duoexo
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
×