Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

Contabilidade Tributária: tudo o que você precisa saber para manter sua carga tributária em ordem!

Contabilidade Tributaria Como Manter A Carga Tributaria Em Ordem (1) - Contabilidade em Santa Catarina - SC |  Duoexo Contabilidade - Contabilidade Tributária: tudo o que você precisa saber para manter sua carga tributária em ordem!

A contabilidade é uma área de estudos que engloba várias subseções. Se a contabilidade é uma área de estudos voltada ao patrimônio e a renda, a contabilidade tributária é a parte que se dedica à avaliação dos custos com o fisco que o proprietário do patrimônio/renda terá. E  trata-se, por isso, de uma importante parte do estudo.

Toda pessoa física ou pessoa jurídica deve pagar impostos, isso é fato! O papel da contabilidade tributária é, através do estudo do negócio ou da renda da pessoa, entender qual o melhor sistema de tributação para a empresa ou para o trabalhador e, também, calcular a taxa que deve ser paga ao governo pelo contribuinte. 

Existem, hoje, vários tipos de sistemas de tributação e cada um deles acaba por impactar diferentemente no capital de uma pessoa jurídica ou de uma pessoa física. Para a pessoa física não há muito segredo; a contabilidade tributária, nesse caso, se resume à análise de quanto a pessoa ganhou (salário e renda sobre patrimônio) e ao cálculo das alíquotas.

É óbvio que esse serviço não é tão fácil. Para uma pessoa física não cair na malha fina é necessário que ela mantenha, ao longo do ano, um controle dos seus ganhos e dos seus custos, no entanto, existem custos que podem ser abatidos do imposto de renda, como, por exemplo, gastos com educação e saúde. 

Mas para empresas o processo é um pouco mais complicado.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Santa Catarina - SC | Duoexo Contabilidade

Os diferentes regimes de tributação para empresas

Como já falamos acima, a contabilidade tributária para a pessoa física é um pouco mais simples. Entretanto, não podemos dizer o mesmo para a contabilidade tributária de empresas. 

Qualquer empresa precisa escolher o regime de tributação mais vantajoso para o seu negócio e pagar os devidos impostos da sua categoria. 

Estes são os regimes tributários que englobam pessoas jurídicas:

  • Simples Nacional: é o sistema de tributação brasileiro mais simples – assim como o nome indica – e com alíquotas mais baixas, ideal para pequenas empresas. A alíquota é diferenciada de acordo com o faturamento do negócio;
  • Lucro Real: este sistema é ideal para empresas que apresentam faturamento anual maior que R$ 78 milhões e para organizações do setor financeiro. O valor correspondente aos tributos a serem pagos terá que ser apurado mediante o lucro atingido para o cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
  • Lucro Presumido: neste regime, qualquer empresa que não ultrapasse o faturamento anual de R$ 78 milhões pode se cadastrar. O IRPJ e a CSLL incidem sobre uma alíquota definida pela Receita Federal.

Cada um desses regimes possui uma carga tributária diferente e você terá que optar por um deles. Então surge a pergunta: 

“qual é o melhor para minha empresa?”

E é isso que a contabilidade tributária irá responder. Avaliando todas as variáveis, o contador tributário definirá a melhor opção para a sua empresa, aquela que resultará em menos gastos com o fisco. 

Em época de crise, onde o mercado se torna mais competitivo, a contabilidade financeira para a sua empresa é algo crucial. 

Como manter a carga tributária em ordem?

Boa parte das pessoas não sabe como aplicar uma contabilidade que realmente funcione em seus negócios. A contabilidade é uma área de estudo que requer muito tempo e dedicação para ser aprendida. Na hora de aplicá-la em sua empresa, o melhor é procurar um profissional qualificado para tal. 

Se você está em dúvida sobre qual regime tributário escolher e deseja manter a sua carga tributária em ordem, entre em contato conosco!

Será muito bom poder ajudar! 

Compartilhe nas redes!

Summary
Contabilidade Tributária: Como manter a carga tributária em ordem?
Article Name
Contabilidade Tributária: Como manter a carga tributária em ordem?
Description
A contabilidade é uma área de estudos que engloba várias subseções. Se a contabilidade é uma área de estudos voltada ao patrimônio e a renda, a contabilidade tributária é a parte que se dedica à avaliação dos custos com o fisco que o proprietário do patrimônio/renda terá. E  trata-se, por isso, de uma importante parte do estudo.
Author
Publisher Name
Duoexo
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Você teve uma nova ideia promissora, concluiu seu projeto e…
×