Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

Abrir empresa de TI: Passo a passo de como fazer!

Abrir Empresa De Ti O Guia Passo A Passo - Contabilidade em Santa Catarina - SC |  Duoexo Contabilidade - Abrir empresa de TI: Passo a passo de como fazer!

O sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio, e, sem dúvidas, o segmento de TI é uma das áreas mais promissoras hoje em dia, afinal, vivemos rodeados por tecnologia digital. Mas você sabe como abrir uma empresa de TI?

Neste artigo, vamos mostrar a você um passo a passo prático de como abrir uma empresa de TI. Continue lendo e descubra como você pode ter seu empreendimento de maneira simples e segura.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Santa Catarina - SC | Duoexo Contabilidade

Para começar

Primeiramente, você deve escolher quais serviços vai prestar e que produtos vai vender, ou seja: o que sua empresa de TI vai fazer?

Defina, também, um ponto comercial, registrando-o devidamente em órgãos como bombeiros e vigilância sanitária, que permitem obter o alvará de funcionamento. Mas, atenção: há locais, em algumas cidades, que determinadas atividades não podem ser exercidas.

Outra possibilidade é ter uma empresa totalmente online, o que reduz custos e certas burocracias.

Por falar em custos, pense detalhadamente nos equipamentos ou bens que terá que adquirir, assim como funcionários a contratar e suas funções – estruture sua empresa.

O ideal é que você faça um plano de negócios. Há modelos prontos, como o Canvas, em que você pode fazer o planejamento da sua empresa de forma precisa. 

Documentação para abrir uma empresa de TI

Falamos em órgãos reguladores e alvará de funcionamento, mas esses são apenas alguns dos documentos necessários – no caso de loja física. 

Para abrir uma empresa de TI, você precisa formalizar seu negócio. Todas as empresas devem funcionar dentro da legalidade, para isso, você deve fazer registros, como obter um CNPJ que é um documento que atesta sua empresa como pessoa jurídica. 

Além do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), você precisa se inscrever na Previdência Social e obter algumas licenças e alvarás municipais e estaduais. Cada ramo de atividade ou regime de tributação pede autorizações específicas.

Outro fato importante é que, a documentação depende da legislação do município e do Estado em que seu negócio vai estar localizado: mesmo online, você tem que registrar um endereço e um número de telefone para a empresa. 

Nesta hora da formalização da empresa, é bom contratar um contador de qualidade para evitar erros.

Siga as etapas a seguir para abrir sua empresa de TI:

Contrato social

Este documento define as participações de capital dos sócios e as atividades da empresa. Antes de tudo, verifique se estão disponíveis o nome e o objeto social do empreendimento, ou seja, se ninguém registrou uma empresa com eles.

Reconheça o documento em cartório, com a assinatura de um advogado.

Caso sua empresa se enquadre no Simples Nacional, você terá menos impostos e vai simplificar o pagamento dos tributos para o Fisco. 

Registro na Junta Comercial

Faça o registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado. Isso deve ocorrer antes de obter o CNPJ, e, embora não autorize sua empresa a funcionar ainda, é vital para sua legalização.

Alvará de localização e funcionamento

Você consegue este documento em seu município: é o passo decisivo para abrir as portas da sua empresa. Comprove na prefeitura que você tem todos os pré-requisitos para exercer a atividade comercial que definiu. Eles variam de acordo com o estado, município, e com a área de atividade.

Atente-se ao fato de que, antes de se inscrever na Junta Comercial, você deverá consultar a prefeitura para saber se sua atividade pode ser executada no local em que deseja abrir sua empresa.

Inscrição Estadual

A maior parte dos estados tem convênio com a Receita Federal, o que permite que você consiga a Inscrição Estadual e o CNPJ na Internet, por meio de um cadastro. Alguns casos pedem alvará de funcionamento para fazer a Inscrição Estadual, que é obrigatória para empreendimentos prestadores de serviços de energia e comunicação e alguns outros setores.

Com a IE, você é inscrito no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Inscrições e licenças em órgãos reguladores estaduais e municipais

Você precisa conseguir autorizações de órgãos de vistoria, como comentamos, para obter o alvará de funcionamento. Essas autorizações variam conforme o ramo de atividade, local e porte da empresa.

E pronto! Sua empresa está legalmente apta a atuar.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como abrir uma empresa de TI. Se gostou, compartilhe! Precisa de ajuda de especialistas para ajudá-lo na burocracia? Entre em contato!

Compartilhe nas redes!

Summary
Article Name
Abrir empresa de TI: o guia passo a passo!
Description
Você quer abrir uma empresa de TI? Então, você precisa conferir esse passo a passo! O sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio, e, sem dúvidas, o segmento de TI é uma das áreas mais promissoras hoje em dia, afinal, vivemos rodeados por tecnologia digital. Quer saber mais sobre o processo de abertura de uma empresa de TI? Veja o artigo que disponibilizamos para você.
Author
Publisher Name
Duoexo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa,…
×