Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

    DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) – O que é e como fazer?

    Dre (demonstração Do Resultado Do Exercício) O Que é E Como Fazer - Contabilidade em Santa Catarina - SC |  Duoexo Contabilidade - DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) – O que é e como fazer?

    DRE é a sigla utilizada para denominar a Demonstração de Resultado do Exercício. A legislação obriga a elaboração desse relatório anualmente, ao final de cada exercício (normalmente o período de janeiro a dezembro). Porém, ele pode ser feito mensalmente para fins administrativos e de tomada de decisão, ou trimestralmente para controle dos impostos.  

    A DRE é um demonstrativo contábil muito útil para conhecer a saúde financeira da sua empresa. Ela mostra se em determinado período o resultado foi positivo (lucro) ou negativo (prejuízo). Para se chegar a esse resultado, o relatório deduz do valor total de receitas, os custos e despesas ocorridos, de acordo com o regime de competência. 

    Continue acompanhando para entender melhor do que se trata!

    Como funciona o regime de competência? 

    Esse regime se caracteriza por ser um método em que cada receita ou despesa é registrado na contabilidade no período em que ocorrer, independente do recebimento ou pagamento, ao contrário do regime de caixa. 

    Isso quer dizer que se houve a contratação do serviço em determinado mês, a despesa será registrada nesse mesmo mês, mesmo que o pagamento seja feito no mês seguinte. Da mesma forma são tratadas as receitas: se houve a venda ou prestação de serviços o registro deve ser feito considerando a data da efetivação do negócio, mesmo que tenha sido concedido prazo para pagamento. 

    A principal utilidade desse regime, é que a empresa poderá prever seus gastos e recebimentos, e assim organizar melhor suas finanças. 

    O que são Receitas e Despesas?

    Como você deve ter nota, para realizar o DRE é preciso reunir as despesas e receitas da empresa do período escolhido. As receitas e despesas de uma empresa estão ligadas a movimentação financeira da empresa, mas como vimos no tópico anterior, não necessariamente as entradas e saídas de dinheiro. 

     

    Receitas são todas as entradas de dinheiro obtidas por meio da atividade principal da empresa, seja ela a comercialização de produtos ou a venda de serviços. 

    Despesas são os gastos necessários para manter a organização funcionando, elas podem ser divididas em:

    • Despesas de vendas;
    • Despesas  Administrativas;
    • Despesas Financeiras.

    Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Santa Catarina - SC | Duoexo Contabilidade

    Como fazer uma DRE?

    A Lei nº 6404/76, conhecida como a Lei das Sociedades por Ações, determina a estrutura que deve possuir a DRE. Veja um resumo: 

    Receita Bruta de Vendas e/ou Serviços (faturamento total)

    (-) Deduções de vendas, abatimentos e impostos

    (=) Receita Líquida

    (-) Custos de Mercadorias ou Serviços Vendidos

    (=) Lucro Bruto

    (-) Despesas com Vendas

    (-) Despesas Gerais e Administrativas

    (-) Despesas Financeiras

    (=) Resultado antes do IRPJ e da CSLL

    (-) Provisões IRPJ e CSLL

    (=) Resultado Líquido

    Como você deve ter observado, é importante constar na demonstração os subtotais obtidos (a Receita Líquida e o  Resultado antes do IRPJ e da CSLL). Ela pode ser solicitada em alguns casos, como na solicitação de empréstimos, para ser comprovar a renda da pessoa jurídica. 

    O resultado final encontrado é o que define como anda a situação da empresa. Caso esse resultado seja positivo (lucro), pode ser destinado à distribuição entre os sócios ou conforme definido pela administração. Caso seja negativo (prejuízo), ele fica acumulado para o próximo período. 

    A DRE é um relatório contábil muito importante para as empresas, sendo essencial para verificar a situação financeira do negócio e analisa onde é possível cortar desperdícios. Ela também é aproveitada como instrumento para realizar a tomada de decisões da organização, saber se um investimento deve ou não ser feito, por exemplo. Para realizar a Demonstração do resultado do exercício é muito importante contar com a ajuda de um contador. 

    Quer auxílio contábil para fazer a DRE? Entre em contato com a nossa empresa!

    Compartilhe nas redes!

    0 0 vote
    Article Rating

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      A internet traz vários benefício e facilita a vida dos…
      ×