Fale Conosco
  • phone
    (48) 3028-0039
  • location_on

    Av. Leoberto Leal, 790 Sala 101 – Barreiros São José/SC – 88117-000

Deixe sua Mensagem

Como as mudanças na Previdência Social vão impactar no futuro da sua empresa?

Como As Mudanças Na Previdência Social Vão Impactar No Futuro Da Sua Empresa - Contabilidade em Santa Catarina - SC |  Duoexo Contabilidade - Como as mudanças na Previdência Social vão impactar no futuro da sua empresa?

Entenda como as mudanças na Reforma da Previdência vão modificar o ambiente empresarial e saiba quais são as adaptações que isso vai exigir da sua empresa!

A Reforma da Previdência é um dos assuntos mais comentados do momento no Brasil. Desse modo, a proposta está no Senado Federal e ainda precisa ser sancionada pelo Presidente da República, mas é muito importante que as empresas já comecem a se preparar para as mudanças.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar assim, como as mudanças na Previdência Social vão mudar a rotina da sua empresa e o que é possível esperar dessa nova legislação.

Boa leitura! 

Entenda quais são os principais pontos da Reforma da Previdência 

Antes de entender como as alterações na Previdência Social vão impactar as empresas, é interessante então, relembrar quais são os principais pontos atingidos pelo texto. Assim, um dos aspectos mais relevantes que vão ser alterados com a Reforma da Previdência diz respeito ao tempo de contribuição.

Dessa forma, o tempo mínimo será de 15 anos para mulheres e de 20 anos para homens. Para quem já está no mercado de trabalho, o tempo mínimo é de 15 anos para trabalhadores e trabalhadoras.

No texto, a idade mínima necessária para se aposentar é de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens, essas faixas etárias valem para servidores públicos e também para trabalhadores da iniciativa privada. 

O cálculo do benefício também será alterado. O valor será de 60% da base média de salário do histórico do trabalhador – os 20% piores salários não vão ser mais descartados como acontecia antes. O percentual sobe 2% a cada ano de contribuição fora da idade mínima para solicitar a aposentadoria. Isso significa que para ganhar o valor total, homens precisam contribuir por 40 anos e mulheres por 35 anos. 

Confira Nossos ServiÇos - Contabilidade em Santa Catarina - SC | Duoexo Contabilidade

Compreenda como as mudanças na Previdência Social vão impactar o seu negócio 

A Nova Previdência Social vai influenciar a vida da maioria dos brasileiros, e desse modo, isso também inclui as pessoas jurídicas. Portanto, veja, a seguir, alguns aspectos das empresas que vão ser influenciados pela nova legislação previdenciária.

Gestão de pessoas

Uma das principais características que devem ser observadas a longo prazo com a Reforma da Previdência Social é a maior permanência das pessoas no mercado de trabalho. Desse modo, na prática, isso significa que as empresas vão ter mais trabalhadores de idade mais avançada. É importante então, que a organização comece a se preparar estrategicamente para assim, adaptar os ambientes e planos de carreiras, para que seja possível contemplar os funcionários de todas as idades.

Alterações na alíquota

As alíquotas utilizadas para calcular o valor do benefício previdenciário também vão ser alteradas. Elas variam de 7,5% e vão até 16,79%, levando assim, em consideração a faixa salarial e se o cidadão é servidor público ou segurado do INSS. Dessa forma, as mudanças precisarão ser incluídas na folha de pagamento das organizações. Caso contrário, podem acontecer descontos indevidos, o que gera vários problemas.

Mudanças no RH

A nova Previdência Social também vai modificar diversas práticas do setor de Recursos Humanos. Desse modo, o RH vai precisar repensar a forma de contratação, rever os planos de carreiras e assim, atualizar a gestão da folha de pagamento dos funcionários. Dessa forma, os colaboradores do setor também devem se preparar para conseguir tirar as possíveis dúvidas que irão surgir dos demais trabalhadores da organização.

Além disso, até mesmo os benefícios entregues aos colaboradores, como os planos de saúde, por exemplo, devem ser influenciados pela presença de pessoas com idade mais avançada na empresa. 

Mudanças na Previdência Social afetam de diversas formas as empresas do país. Para não sofrer tanto com os impactos, é muito importante ficar atento e acompanhar os próximos passos do texto. Sendo assim, esperamos que este texto tenha ajudado você a se atualizar sobre o assunto.

Quer continuar se informando? 

Leia mais artigos do nosso blog

Como as mudanças na Previdência Social vão impactar no futuro da sua empresa?
5 (100%) 1 vote[s]

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
DRE é a sigla utilizada para denominar a Demonstração de…