Contabilidade na Área Médica
5 sinais de que você precisa reduzir os custos hospitalares antes que seja tarde demais
Eis um grande desafio! Economizar e cortar custos hospitalares, sem perder a qualidade, concorda?
Pois é, esses são pontos difíceis, e é aí que a contabilidade para hospitais e clínicas entra em pauta!
Devemos te alertar no seguinte: GESTORES DE SUCESSO não se contentam com estratégias comuns, eles vão além, tendo o apoio de quem mais entende suas necessidades, e, por esse motivo, se o seu desejo é lucrar mais e diminuir custos, esse artigo foi feito especialmente para você!
Índice
Quais são os sinais de que estão grandes os seus Custos hospitalares?
- Altos impostos a serem pagos.
- Custos altos para o recebimento.
- Ponto de equilíbrio ruim ou inexistente.
- Dificuldades na gestão contábil, administrativa e financeira.
- Problemas com recebimentos e melhor controle.
Vamos conferir então quais são as possibilidades?
Terceirize serviços ou faça contrato intermitente com colaboradores
Muitos são os serviços que você precisa desenvolver em seu hospital e por isso, muitas vezes, terceirizar sai mais barato do que manter colaboradores fixos e de carteira assinada.
Além do sistema de terceirização não responsabilizar o hospital por encargos trabalhistas, que acaba pesando 2 vezes mais no bolso da gestão hospitalar, ainda permite melhor engajamento e serviços prestados, já que a permanência da contratação depende muito do perfil de atendimento fornecido pela empresa de assessoria hospitalar ou de serviços compatíveis.
Hoje em dia, com maior flexibilidade dos modelos de trabalho CLT – que passou por reformulações, com o modelo de contrato intermitente, – é possível reduzir a carga de tributos e gerar maior dinamismo nos atendimentos que você precisa. Além disso, algumas situações permitem que você possa contratar serviços terceirizados, como:
- Limpeza para hospital.
- Médicos terceirizados para hospital.
- Recepcionista para hospital.
- Porteiro para hospital.
- Entre outros.
Para ter todo esse acesso, é importante ter um contador especializado em hospitais e clínicas, para que, conforme mudanças, alterações e implementações do setor, o mesmo possa indicar as ações necessárias e estratégicas para maior potencialidade dos negócios hospitalares.
Pague menos impostos tenha menos Custos hospitalares
Sim, é possível que seu hospital, a partir de várias análises, possa também pagar menos impostos do que vem pagando.
Para isso, claro, será necessário que o contador realize profundas análises sobre o regime tributário, fazendo também um planejamento estratégico mais bem pontuado para o atendimento de todas as necessidades!
Invista em tecnologia
Você pode imaginar quanto gasta em processos manuais no hospital, que, muito bem, poderiam ser otimizados com maior velocidade e vantagens?
Pois é! Talvez você esteja deixando o dinheiro ir pelo ralo, com ações que poderiam ser mudadas e melhor aproveitadas a partir da tecnologia!
Veja alguns tipos de sistema que podem te ajudar!
- Sistema de agendamento online.
- Sistema de confirmação de consulta por paciente.
- Sistema de laudos online.
- Prontuários eletrônicos.
- Pulseira com código de barras.
- Dentre outros.
Pague à vista aos fornecedores
O pagamento à vista, sempre foi mais bem visto do que o pagamento a prazo. Ele consiste em melhores descontos e abatimentos, por isso, pense em fazer pagamentos à vista para que a sua redução de gastos possa ser melhor aproveitada, combinado?
No mais, essas e outras ferramentas, ações e estratégias podem ser melhor selecionadas para aumentar a lucratividade do hospital, se você tiver consigo um contador experiente na área hospitalar!
Portanto, entre em contato conosco e poderemos te ajudar!